Neste tópico é apresentada uma análise dos potenciais de aplicação de sistemas de aproveitamento da energia solar fotovoltaica no estado da Paraíba.
Entende-se por potencial teórico o potencial disponível para geração solar fotovoltaica assumindo que os módulos seriam instalados em condições ideais para geração fotovoltaica, i.e., módulos orientados para o norte geográfico com inclinação de 10° em relação ao plano horizontal e sem sombreamento.
O cálculo do potencial teórico utilizou a base de dados de Irradiação Global no Plano Inclinado a 10° (GTI₁₀), assumindo o aproveitamento de todos os espaços possíveis do território da Paraíba para geração solar – taxa de ocupação em 100%. Para esta análise, nenhum tipo de restrição espacial foi adotada, de modo que áreas protegidas e alagadas também foram incluídas no cálculo.
Perdas óticas e elétricas na geração e transmissão de energia não foram consideradas, pois se projeta para o futuro o desenvolvimento e aprimoramento tecnológico. Esta premissa equivale a assumir uma Taxa de Desempenho do sistema fotovoltaico igual a 100%.
Além das premissas descritas acima, o cálculo assumiu:
Uma vez adotadas essas premissas, o potencial teórico obtido é de, aproximadamente, 12 TWp, capaz de gerar em torno de 70 TWh/dia ou 25.550 TWh/ano. A título de ilustração, uma área com apenas 0,02% do Estado da Paraíba seria suficiente para gerar quantidade de eletricidade equivalente ao consumo de energia de todo o estado no ano de 2021, que foi de 5.881GWh.
Assim como na determinação do potencial teórico, a avaliação do potencial técnico de geração fotovoltaica assume as condições ideais para geração, ou seja, módulos orientados para o norte geográfico com inclinação a 10º em relação ao plano horizontal e sem sombreamento. Além disso, as seguintes premissas foram estabelecidas:
Considerando-se estas premissas, o potencial técnico foi determinado em aproximadamente 1,54 TWp, capaz de gerar em torno de 6,88 TWh/dia ou 2.512 TWh/ano.
O primeiro cenário econômico para o potencial de geração fotovoltaica assume como ponto de partida o potencial técnico determinado no tópico anterior, adicionando uma restrição para a distância entre o local de interesse para geração e o ponto próximo para conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN):
Dessa forma, o resultado obtido para o potencial econômico I é de aproximadamente 1,46 TWp, capaz de gerar em torno de 6,51 TWh/dia ou 2.375 TWh/ano.
O segundo cenário de potencial econômico tem como premissa, além daquelas consideradas nos cenários anteriores, a seguinte restrição:
Assim, o potencial econômico II resulta em aproximadamente 907 GWp, capaz de gerar em torno de 4,05 TWh/dia ou 1.479 TWh/ano. Para entender sua representatividade, esse potencial econômico indica que apenas 0,14% da área do estado seria suficiente para gerar uma quantidade de eletricidade igual ao consumo registrado no ano de 2021 para toda a Paraíba, cerca de 5.881 GWh.
O terceiro cenário adotado para o potencial econômico do recurso solar no estado da Paraíba tem como objetivo avaliar o aproveitamento da energia solar em sistemas de geração distribuída instalados em telhados das edificações em áreas urbanas. Para tal, as seguintes premissas foram adotadas:
Considerando-se as premissas indicadas, estima-se o potencial econômico III em aproximadamente 4,16 GWp, capaz de gerar em torno de 17,87 GWh/dia ou 6,52 TWh/ano, ou seja, energia superior à demanda de eletricidade do estado, sendo possível exportar o excedente para o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Clique na imagem para ampliar
A Figura 5.1 apresenta o conceito de geração distribuida.
Clique na imagem para ampliar
Figura 5.1 - Instalações fotovoltaicas em residências, em indústrias ou edificações e em áreas rurais.