Atlas Solarimétrico da Paraíba

Atlas Solarimétrico da Paraíba

Atlas interativo
Abrir
Atlas interativo

Cartas solarimétricas

As cartas solarimétricas foram produzidas a partir dos resultados das simulações do modelo BRASIL-SR para um período entre janeiro de 2012 a dezembro de 2021. Cada uma das componentes da irradiação solar incidente na superfície é apresentada por um mapa da média anual do total diário, sempre seguido de doze mapas com valores médios mensais do total diário. A sequência de apresentação das cartas segue: irradiação global no plano horizontal (GHI), irradiação global no plano inclinado a 10° em relação ao plano horizontal (GTI₁₀), irradiação direta normal à superfície (DNI) e irradiação difusa no plano horizontal (DHI).

Os mapas destacam maior incidência de energia solar no oeste do estado paraibano, com valores médios para GHI de até 6,2 kWh/m² por dia. O Brejo Paraibano, localizado entre as Regiões Imediatas de Campina Grande e Guarabira (ver Figura 1.1), apresentou a menor incidência de energia solar na superfície (com valores de GHI de aproximadamente 5 kWh/m².dia), mas ainda superior à média determinada em estudos anteriores (Pereira et al., 2017) para a irradiação solar GHI no território brasileiro (cerca de 4,8 kWh/m².dia).

Os mapas também possibilitam identificar a variabilidade sazonal da incidência de energia solar no território paraibano. O recurso energético solar cresce a partir de julho, atingindo valores máximos em novembro, quando a componente GHI na superfície atinge valores de até 7 kWh/m².dia. A incidência mínima de energia solar no território paraibano acontece em junho, quando os maiores valores de GHI observados no oeste do estado são da ordem de 5,5 kWh/m². Importante lembrar das informações apresentadas no segundo capítulo deste Atlas sobre o ciclo sazonal de precipitação no estado - onde o período chuvoso ocorre principalmente entre os meses de fevereiro a junho, conforme a região do estado.

As cartas solarimétricas foram elaboradas com uma resolução espacial da ordem de 16 km², possibilitando um detalhamento espacial da informação sobre a radiação solar incidente na região. Isto é extremamente relevante para empreendedores do setor de energia e demais interessados em conhecer a disponibilidade deste recurso no Estado da Paraíba. O acesso a esse detalhamento está disponível na Ferramenta Web disponibilizada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado da Paraíba, onde além de verificar valores anuais e mensais do recurso solar, o usuário pode fazer simulações básicas e conhecer o potencial estimado para a geração de eletricidade com aproveitamento da energia solar em pontos ou mesmo em áreas de interesse. No entanto, é importante destacar que a Ferramenta Web não pode ser utilizada para o dimensionamento de sistemas de geração solar, uma vez que a implementação destes sistemas requer a elaboração do projeto executivo por profissionais qualificados para garantir atendimento dos requisitos técnicos específicos associados às características do local de instalação (eventuais sombreamentos, geometria de iluminação, infraestrutura de suporte dos módulos fotovoltaicos, etc.) e estabelecidos em normativas publicadas pela concessionária de energia.


GHI - Média anual

GHI - média anual

Clique na imagem para ampliar

  Download da imagem

GHI - Média mensal

GHI - média mensal

Clique na imagem para ampliar

  Download da imagem


GTI - Média anual

GTI - média anual

Clique na imagem para ampliar

  Download da imagem

GTI - Média mensal

GTI - média mensal

Clique na imagem para ampliar

  Download da imagem


DNI - Média anual

DNI - média anual

Clique na imagem para ampliar

  Download da imagem

DNI - Média mensal

DNI - média mensal

Clique na imagem para ampliar

  Download da imagem


DHI - Média anual

DHI - média anual

Clique na imagem para ampliar

  Download da imagem

DHI - Média mensal

DHI - média mensal

Clique na imagem para ampliar

  Download da imagem


Fechar